Ninguém entende o porquê todas as casas gregas são pintadas de branco, por isso se você quer descobrir o motivo não saia desta página.
Tudo começou no início do século XX, onde a Grécia constituída territorialmente por uma cadeia de vulcões, utilizava das rochas sua matéria prima para construção de casas.
Constituída por diversas ilhas, as cidades gregas sofreram ao longo dos anos diversos terremotos, acarretando na destruição de cidades belíssimas no passado, como o caso de Argostoli, que atualmente possui em sua composição urbana prédios e residências muito semelhantes a nossa maneira de propor arquitetura, contendo blocos de tijolo, telhados cerâmicos.
Voltando na época da arquitetura clássica, a cor branca portanto a policromia simbolizava a pureza dos materiais, garantindo assim a qualidade das construções. Na Grécia a real utilização da cor branca, carrega a busca de um povo por um material barato, em abundância no território que auxiliasse na dispersão do calor, esse material se chamava cal.
Um outro fato importante, aconteceu em 1938 onde o primeiro ministro da Grécia, ordenou que todas as casas das ilhas fossem pintadas com cal como proteção contra a fortíssima cólera, que preocupava o país naquele período. Logo o calcário era considerado um poderoso desinfetante.
Outro motivo bastante convincente, sugere que a cor branca retratava perante o Governo o simbolismo da união de uma nação, portanto a unificação do país e o apoio político ao seu regime era estabelecido com a padronização urbana.
Referências extraídas no local com guias turísticos.
Acompanhe o escritório nas redes sociais :
Facebook | ak | arklaus arquitetos +
Instagram | @arklausarquitetos
E receba conteúdos exclusivos.
Commenti