top of page

a casa dançante de Praga

Atualizado: 25 de abr. de 2022

Quando o escritório decidiu desenvolver esses conteúdos arquitetônicos, partimos do pressuposto de revelar aos nossos leitores, curiosidades espalhadas pelo mundo que enaltecem o papel fundamental da criação do arquiteto, alinhado com o planejamento executivo, para que possamos "sentir" e visualizar o passado e o presente das cidades através de suas edificações e torná-las cada vez mais, a nossa própria identidade.


A Casa Dançante (Tančící dům) localizada na cidade de Praga, (capital e maior cidade da República Tcheca, situada na margem do rio Vltava) é uma daquelas obras arquitetônicas à céu aberto que emociona.


Você está pronto, para velejar por esse mundo cheio de projetos fascinantes? Sim, "andiamo insieme"!



Tudo começa lá, ano de 1945 Segunda Guerra Mundial, durante equivocado bombardeio dos Aliados na cidade de Praga, confundida com a cidade de Dresden, diversos prédios foram destruídos dando espaço para a construção da Casa Dançante.


Início dos anos 90, a República Tcheca passava por um dos períodos mais conturbados de sua história, a separação da Eslováquia (antiga Checoslováquia) e o fim do comunismo. Foi vindo dessa cronologia histórica, que o Governo Tcheco decidiu abrir um concurso para a construção de um edifício que transmitisse essa ruptura do passado com o novo.


Frank Gehry, arquiteto americano fez isso de uma maneira muito elegante, buscou inspiração na dança e apelidou o prédio de “Fred & Ginger”, em referência a Fred Astaire e Ginger Rogers, um casal Hollywoodiano sucesso internacional entre os anos de 1933 e 1949.



imagem retirada do google.


A Casa Dançante apesar de ter sido desenvolvida para abrigar um centro cultural, com uma biblioteca e uma charmosa galeria de arte, o prédio nunca cumpriu essa função e desde sua inauguração funciona como edifício comercial.



Quem estiver na cidade de Praga, não deixe de visitar esse icônico edifício, temos certeza que irão amar!





214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page