maior painel de porcelana do mundo · Fürstenzug!
top of page

maior painel de porcelana do mundo · Fürstenzug!

Atualizado: 13 de set. de 2023

Pela imagem, você consegue ter uma noção do que iremos apresentar, ao vivo impressiona!


A maior parede elaborada com o nobre material chamado porcelana, mesmo com o bombardeio da Segunda Guerra Mundial, está atualmente 99% intacto com a mesma aparência de quando foi criado.


Você está pronto para conhecer uma curiosidade arquitetônica pelo mundo? Vamos lá!


HISTÓRIA RETRATADA EM PINTURA


Localizado no muro do antigo Palácio Real de Dresden. Um dos pontos turísticos mais visitados, Fürstenzug ( Procissão dos Príncipes | como é chamado em português) é um gigantesco painel a céu aberto.


O painel foi pintado pela 1° vez entre os anos 1871 e 1876, com a técnica sgraffito ( argila e gesso) que conta a história de mais de 1000 anos de glórias da cidade de Dresden . A proposta do artista Adolf Wilhelm Walther era homenagear a dinastia Wettins, que comandou o estado livre da Saxônia entre os séculos 12 e 20.


Todavia, devido as fortes intempéries, pouco tempo depois de concluído, os sinais de deterioração apareceram. Logo, o mesmo artista Walther em 1907 necessitou desenvolver uma alternativa, que perpetuasse a real homenagem e tornasse o painel "eterno" ( foi aí que a porcelana apareceu).


DETALHES ARQUITETÔNICOS


Para se construir esse painel, foram mais de 23 mil azulejos de porcelana, cada um medindo 20 centímetros. Pode parecer absurdo, mas é real... contendo 100 metros de comprimento por 10 metros de altura, essa belíssima obra de arte detém o recorde de porcelana mais longa do mundo.





O QUE ESSA PINTURA REPRESENTA?


Procissão dos Príncipes mostra ao todo 94 pessoas sendo:

Os 35 governantes da Saxônia;

E 59 artistas, cientistas, operários, soldados, crianças e fazendeiros.


Curiosidade: Walther desenhou a si mesmo como a última das 93 pessoas retratadas no mural.


Após a Segunda Guerra Mundial, Dresden e o seu painel de porcelana sobreviverem e atualmente o palácio tornou-se o edifício da Arte e da Ciência e possui uma vasta coleção de moedas, arsenais e pinturas.


Esperamos que tenham gostado | AK agradece

167 visualizações0 comentário
bottom of page