top of page

Veneza | ponte di rialto.

Atualizado: 25 de abr. de 2022


Localizada no grande canal de Veneza (Itália), a ponte di rialto é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade, ofuscada por toda essa imposição arquitetônica poucos realmente sabem as dificuldades pela qual essa construção passou. Contaremos algumas curiosidades a seguir.

Detalhe para o arco da ponte di rialto para travessia de barcos e na parte superior da foto, diversas lojas e pessoas circulando.

História

A primeira travessia a seco (sem precisar nadar) do Grande Canal foi uma ponte flutuante construída em 1181 por Nicolò Barattieri, foi chamada de Ponte della Moneta.


Com o crescimento do mercado di rialto, atrelado com o aumento da população, houve a necessidade em 1255 de construir uma ponte de madeira sofisticada, que pudesse atender as pessoas e também ser levantada para a passagem de gôndolas, barcos e afins.


Com o fortalecimento do mercado di rialto a ponte passou a incorporar o mesmo nome, devido ao grande comércio que ocorria dentro da ponte. Ao longo de sua história, revoltas políticas, acarretaram incêndios, destruições, mesmo assim a ponte foi reconstruída várias vezes, até......

 

Sistema construtivo Ponte di rialto (que existe até hoje)

A atual Ponte de Rialto, usando rochas como matéria prima, foi projetada por Antonio da Ponte e finalmente foi concluída em 1591. A engenharia da ponte foi considerada um marco tecnológico, devido ao incrível cálculo construtivo de prever assim como o peso da ponte, o peso das lojas, o movimento das pessoas, enfim diversas variáveis sendo consideradas.


Basicamente, sua formação foi de duas rampas inclinadas que levam até um pórtico central, sendo que em ambos os lados do pórtico apresentam-se fileiras de lojas.


A população sempre desconfiou da durabilidade dessa ponte, visto que houveram diversos problemas, quedas, incêndios no passado, todavia até os mais otimistas não acreditariam que a ponte di rialto está inteira até hoje.


Vista do grande canal, clicado em cima da ponte di rialto.

Segundo dados da guia local, desde que foi construída a ponte rebaixou 25 cm, nada que preocupe apenas uma curiosidade.


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page