top of page

umidade por capilaridade, como resolver? | patologia na construção *01

Atualizado: 25 de abr. de 2022

Esse texto é direcionado ao público, para prevenção de problemas relacionados a umidade por capilaridade.


Nessa série de patologias, vamos começar com um problema vastamente encontrado nas residências - Umidade por Capilaridade.


Evidenciamos a grande quantidade de residências que sofrem com o mesmo problema de umidade, na grande maioria dos casos se houvesse uma prevenção no início da construção, ao longo prazo seria simples de ser resolvido e não geraria a complexidade da reforma necessária.


O Brasil por ser um país tropical com riqueza de rios, acarreta em solos úmidos, decorrente disso, possuímos uma penetração da água vinda do solo para a construção muito comum, chamada de umidade por capilaridade. Esse problema se manifesta em diversos elementos da construção, tendo como um dos principais afetados o concreto, madeira e suas múltiplas utilidades | fundação, parede, piso, blocos cerâmicos, argamassas, madeiras, vigas e estruturas do telhado, entre outros.


Para entendemos melhor essa umidade, basicamente se trata da penetração da água pelos materiais que apresentam canais capilares, influenciando a longo prazo, no enfraquecimento do elemento inserido na edificação. Uma das mais importantes impermeabilizações a serem feitas no início da obra são os baldrames, fundações ou elementos que ficam submersos na água do lençol freático, (já citado nesse texto) devido às próprias condições do solo úmido influenciarem na propagação da água pelos poros (capilaridades) do material. Os primeiros sintomas são manchas de umidade, descolamento de tinta nas paredes, bolor (fungo).


Como Prevenir?


Existem diversas formas de prevenção, contudo, estão relacionadas com os distintos problemas de cada construção, sendo assim citaremos os produtos mais utilizados pelo escritório.


  • As mantas impermeabilizantes líquidas, oriundas do cimento asfáltico, são as pioneiras em auxiliar no combate a umidade, simples de serem encontradas e utilizadas, acreditamos que esse produto é um dos pioneiros para quem está buscando soluções nessa área.


  • Também destacamos a facilidade de aplicação e o menor custo comparado a outros produtos, torna a argamassa polimérica um dos sistemas de impermeabilização mais empregados nas obras brasileiras. A solução é indicada para conter a umidade e evitar infiltrações em estruturas sujeitas a pouca ou nenhuma movimentação, caso de cortinas de contenção, reservatórios enterrados, cisternas, baldrames, rodapés e subsolos, além de áreas frias (banheiro, cozinha, área de serviço).


  • Por fim as mantas asfálticas em rolos impermeabilizantes, são muito utilizadas no combate a infiltrações em cobertura de prédios, reservatórios de água, enfim obras de grande porte, todavia possuem valores altíssimos e são difíceis de serem aplicadas (necessidade de maçarico).

Gostaria de saber, qual melhor produto utilizar em sua reforma, envie um e-mail para contato@arklaus.com que teremos prazer em auxiliar vocês, até a próxima.

Fontes: VERÇOZA, Revista Equipe de Obra (2012, p. 16), KLEIN.

QUARTZOLIT MANUAL DE USO.

SIKAFILL MANUAL PRODUTO.

486 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page