software como fazer cálculo luminotécnico rápido!
top of page

software como fazer cálculo luminotécnico rápido!

Atualizado: 25 de abr. de 2022

Se você está elaborando um projeto de iluminação e não sabe como calcular a quantidade de luminosidade de um ambiente esse post é para você!


software para fazer cálculo de iluminação, arquitetura e iluminação em cotia granja viana, projeto de arquitetura luminotécnica em cotia zona oeste de são paulo

CONTEXTO

Talvez você não saiba, mas a iluminação é uma das vertentes da arquitetura mais imprescindíveis para que o espaço proposto seja agradável e aconchegante. Saber dimensionar a quantidade de iluminação com a tipologia do local, aplicando a luminária ideal é fundamental para que o projeto arquitetônico atenda a norma da nbr e a salubridade das pessoas.

Podemos evidenciar no campo da arquitetura, a quantidade de retrofits [modernização de um ambiente considerado ultrapassado] realizados, onde as questões luminotécnicas são pioneiras no embelezamento do espaço, sendo elas capazes de diminuir o consumo de energia e reduzir o valor da conta ao final do mês.


SOFTWARE

Atualmente no escritório trabalhamos com 2 software de iluminação para a elaboração de nossos projetos.

Lembrando que esses 2 software que serão citados, não são patrocínios do escritório... Começamos a trabalhar nessas plataformas, buscando uma relação entre tempo de aprendizagem e elaboração de projetos concisos, existem outros programas que desconhecemos sua utilização ou não nos interessamos pela metodologia.


DIALux

O DIALux, foi apresentado em 1994 na Alemanha, é um software gratuito de cálculo de iluminação de radiosidade, provavelmente um dos programas mais amigáveis e eficientes para o usuário.

O programa é aprimorado anualmente e foi financiado por 90 fabricantes de luminárias internacionais para que suas luminárias estivessem no pacote de modelagem.

Os recursos incluem cálculos de iluminação natural, projetos de iluminação de emergência, planejamento de layout de interiores e documentação, imagens renderizadas para melhor compreensão das superfícies especulares, mobiliadas e transparentes.

Importações e exportações podem ser feitas como arquivos .dwg e .dxf além disso, os resultados podem ser impressos ou salvos como um pdf e suas exibições e renderizações são salvas no formato jpeg.


ITAIM Iluminação

A história da ITAIM Iluminação iniciou em 1965 no bairro do Itaim Bibi. Os primeiros produtos surgiram com intenção de seu fundador em fabricar produtos com qualidade e que facilitassem a instalação e manutenção. Ao longo dos anos, a empresa cresceu e mudou-se para o município de Embu das Artes, o que permitiu a ampliação de sua capacidade de produção.

Sem dúvida alguma, um dos seus grandes pontos de destaque foi a elaboração de um software de cálculo luminotécnico, auxiliando a profissionais da área de iluminação a elaborarem ambientes com o lux [intensidade luminosa] correta.

O programa também é gratuito, apenas necessário realizar um cadastro.


Esperamos que esse conteúdo tenha auxiliado na sua evolução profissional e pessoal!

1.865 visualizações0 comentário
bottom of page