top of page

riquezas ocultas do Vaticano | teto.

Atualizado: 25 de abr. de 2022


O Museu do Vaticano, localizado na cidade de Roma, Itália, indiscutivelmente é um dos locais mais encantadores para se conhecer, sendo assim preparamos algumas fotografias de um local pouco reconhecido pelos visitantes, o teto !

Convido aos leitores interessados em fotografias arquitetônicas a observarem essas imagens registradas por nós (com exceção da cobertura da Capela Sistina que era proibido registrar foto).

Vamos ao que interessa...

teto da Capela Sistina imagem do museu do vaticano

Segundo dados oferecidos pelo Vaticano, mais de 6 milhões de pessoas (por ano), visitam esse incrível museu. Diferentemente dos demais museus, o Vaticano consegue reunir:

  • Estátuas belíssimas;

  • Artigos pessoais dos papas;

  • Pinturas que emocionam pelo grau de detalhamento e realismo;

  • As mais encantadoras obras de Michelangelo, Raffaello, Bernini entre outras;

Todavia, muito além das pinturas nas paredes e quadros, o Vaticano consegue reunir em seus corredores, anexos e ambientes a princípio apenas para servirem de passagem, em propostas arquitetônicas para tetos jamais vistas.


Quando falamos do teto (parte alta de um ambiente) percebemos que de modo geral, esse espaço não é muito bem aproveitado pela maioria das pessoas, com exceção de alguns bons trabalhos com gesso e forro, a falta de interesse, técnicas construtivas e profissionais especializados, tornam esse local pouquíssimo explorado.


Outro fator interessante, está na harmoniosa relação entre iluminação natural e arquitetura, presente em algumas fotografias dos tetos capturados, através das imagens podemos notar a importância que foi dada a luz solar, no projeto da Basílica de São Pedro.



nessa imagem podemos evidenciar, o teto da Basílica de São Pedro e suas entradas de luz.

Aqui no Brasil, possuímos belíssimas igrejas que possuem ornamentos tão belos, quanto os do Vaticano, (incluindo teto), essas igrejas se encontram principalmente nas cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Mariana e São João del-Rei, estado de Minas Gerais.


E AS FOTOGRAFIAS?

O momento mais aguardado dessa publicação, listamos as coberturas mais encantadoras, esperamos que gostem...

cúpula interna de uma das galerias do vaticano, detalhe para a iluminação central.


Corredor do Vaticano, observem o efeito que a pintura traz para o resto do ambiente.


Corredor da Sala dos Mapas, reparem na riqueza dos detalhes, emocionam!


corredor para o Pátio Interno do Vaticano.

teto de um dos anexos da Basílica de São Pedro, detalhe para a iluminação natural.

Corredor da Sala dos Mapas no Vaticano.

corredor de acesso para a Basílica de São Pedro.

corredor de acesso para a Capela Sistina.

O Museu do Vaticano, carrega diversos segredos, histórias e curiosidades, que aos poucos são descobertas, contadas e retratadas, a equipe Arklaus se baseou no tema teto, um tema distinto dos habituais relacionados a esse local religioso, cultural e turístico, esperamos que vocês leitores tenham apreciado essas obras de arte e assim que viagem para o Vaticano, (ou qualquer outro local) não esqueçam de levantarem a cabeça e observarem os tetos, eles trazem segredos e artes ocultas pouco exploradas pelas íris humanas.

202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page