top of page

ponte vecchio, Florença · enigmas históricos

Atualizado: 25 de abr. de 2022


  • Uma das mais famosas pontes da Itália, não recebeu essa referência por acaso, por trás de toda essa exuberância existe uma razão.

  • Dedicamos essa leitura aos caçadores de curiosidades.

você sabe qual o motivo dessas diversas janelas? se não sugiro que acompanhe esse texto.


TUDO NA VIDA POSSUI UM COMEÇO


A Ponte Vecchio (Ponte Velha) para quem não conhece fica sobre o rio Arno que cruza a cidade de Florença (Firenze), segundo historiadores e guias turísticos , foi feita pela primeira vez em 1333 apenas de madeira, todavia foi destruída por fortes chuvas e enchentes.


A OFICIAL PONTE VECCHIO QUE VEMOS ATÉ HOJE, foi construída em 1345 por Tadeu Gaddi, feita em pedra consiste em três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro.


no fundo da imagem, podemos notar os três arcos bem definidos e seus pilares de pedra.


ARQUITETURA QUE AGRADA RICOS E POBRES


Em 1442 para se readequar as normas de saneamento e prevalecer a higiene pública, os comerciantes que antigamente ficavam em tendas e barracas oferecendo seus produtos ao longo da ponte (desde vinhos, açougue até obras de arte) tiveram que construir desordenadamente pequenas salas para continuarem exercendo seus trabalhos.


Todavia em 1565 o novo Duque de Florença, Cosimo I de’ Medici, pede ao arquiteto Giorgio Vasari à construir um corredor elevado que ligasse o palácio do governo (Palazzo Vecchio) lado sul da ponte à sua residência (Palazzo Pitti) lado norte, passando pela Ponte Vecchio.


Sua motivação foi a de não frequentar o trajeto, junto com a população de Florença, temendo possíveis represarias devido a sua desconhecida nomeação de Duque.

" ESSE GRANDE CORREDOR FOI CONSTRUÍDO EM APENAS 5 MESES, REALMENTE ESPLÊNDIDO ".



detalhe para esse arco na direita da imagem, que é o inicio do corredor elevado.


podemos evidenciar que a parte superior da ponte as janelas são simétricas, evidenciando a diferença entre as lojas desordenadas e o corredor.

OS AÇOUGUES FORAM PARA O "ESPAÇO" , COMO ASSIM?


Devido ao mal cheiro dos açougues, foram proibidas todas as lojas que trabalhassem com comida e em seus respectivos lugares foram implantadas joalherias presentes até os dias atuais.

fachada de uma das belíssimas joalherias sobre a ponte.


CURIOSIDADE II GUERRA MUNDIAL, PORQUÊ HITLER NÃO DESTRUIU A PONTE VECCHIO?

No ano de 1938 durante a viagem dos alemães á Itália em busca de aliança, Adolf Hitler foi recebido em Florença por Mussolini. Segundo ditados populares, contados naquela data de união entre as duas potências bélicas, Mussolini mandou abrir duas grandes janelas no centro da Ponte para que Hitler pudesse admirar o panorama oeste do Rio Arno, acarretando em um encantamento espontâneo do Austríaco.


Em Agosto de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, os nazista bombardearam Florença e a Ponte Vecchio foi o único entre todas as pontes à sobreviver em pé! Talvez tenha sido graças à visita de Hitler alguns anos antes, fica o enigma até hoje.





85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page