o rapto das sabinas | significado da estátua!
top of page

o rapto das sabinas | significado da estátua!

Atualizado: 13 de set. de 2023


Quando observada pela primeira vez, O Rapto das Sabinas é uma estátua que encanta... Após estudar o que realmente simbolizava essa magnífica obra, decidimos apresentar algumas curiosidades.


o rapto das sabinas, escritório de arquitetura em cotia, escritório de arquitetura em osasco, curiosidade de estátuas italianas, casas e terrenos em cotia, história e arquitetura.
O Rapto das Sabinas, clicado por Pedro.

Sobre a Lenda


Uma das histórias mais antigas de Roma, a lenda foi originalmente contada pelos historiadores, Tito Lívio e Plutarco onde segundo a narrativa fantasiosa, na época da criação de Roma, Rômulo e seus seguidores à procura de mulheres para povoar a nova cidade, havia convidado povoados [para unificarem suas populações], contudo o número de mulheres foi muito reduzido.


Rômulo então organizou uma grande comemoração em homenagem ao Deus Netuno e convidou os Sabinos, um povo que vivia perto de Roma. Durante a festa entre músicas e danças, os jovens romanos armados [liderados por Rômulo], aproveitaram-se do momento em que os Sabinos estavam indefesos para raptar as mulheres sabinas. Os Sabinos embriagados e desarmados tiveram que fugir pois, não estavam preparados para digladiar. De acordo com o historiador Tito Lívio, nenhuma violência foi usada contra as mulheres e Rômulo ofereceu às mulheres os direitos civis e de propriedade na recém-fundada cidade de Roma. Depois, os sabinos retornaram à Roma para tentar resgatar suas mulheres, prontos para a guerra contra os romanos, mas as mulheres Sabinas foram capazes de evitar o confronto entre os dois povos que acabaram se unindo.


Sobre a Estátua


arquitetura em cotia, projeto de casas em cotia, obras em osasco, projeots em osasco, arquitetos em osasco e carapicuiba
Firenze - Itália, vista através de um mirante.

O autor dessa escultura, foi o Francês Jean de Boulogne. Conhecido na Itália como Giambologna, foi considerado um dos maiores seguidores de Michelangelo. Jean de Boulogne chegou na Itália em 1550 [foi morar em Firenze] com o objetivo de estudar o já mencionado Michelangelo e suas obras Renascentistas.


A obra O Rapto das Sabinas, foi esculpida em um único pedaço de mármore, é datada do ano de 1583.  Com cerca de 4.10 metros de altura, a obra se encontra na Piazza della Signoria dentro da Loggia dei Lanzi em Firenze.


A obra representa um homem jovem levantando uma mulher em seus braços, mas durante o ato o homem é bloqueado por um senhor que está entre as suas pernas. A escultura se caracteriza por um movimento circular jamais visto em outras obras, já que foram utilizadas técnicas de terceira dimensão, evidenciando movimento de corpos.


Uma obra que consegue transmitir, movimento, harmonia, delicadeza, sensualidade e força, é simplesmente belíssima!!!

1.293 visualizações0 comentário
bottom of page