cartório de registro de imóveis e anexos de Cotia. como fazer um desmembramento em Cotia?
top of page

cartório de registro de imóveis e anexos de Cotia. como fazer um desmembramento em Cotia?

Atualizado: 27 de abr. de 2022

Um dos serviços mais procurados no Cartório de Registro imóveis e anexos de Cotia é a mudança na matrícula do imóvel. Quer saber como desmembrar, aprovar um imóvel? Confira essa publicação.


O Registro de Imóveis e Anexos de Cotia-SP, localizado no Shopping da Granja Viana é o cartório responsável por registrar a propriedade imobiliária e outros direitos reais (usufruto, hipoteca, alienação fiduciária etc), assim como organizar e conservar o arquivo referente a esses direitos.


Entre suas diversas funções o Registro de Imóveis e Anexos de Cotia-SP, cuida da criação e registro de matrícula de imóvel, atualização de matrícula de imóvel, registro de empreendimento residencial como apartamento ou loteamento condominial residencial (para ser vendido regularmente), o loteamento ou a incorporação devem estar registrados no cartório de registro de imóveis de Cotia.


Para que qualquer matrícula seja criada ou atualizada, e possa ser avaliada pelo Registro de Imóveis e Anexos de Cotia-SP, primeiramente o interessado deve:


Receber uma permissão da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, também conhecido como alvará. Esse importante documento permite que qualquer matrícula possa ser criada ou atualizada no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Cotia-Sp.


Um serviço usual é o desmembramento de imóvel em Cotia, devido a grande quantidade de terreno disponível, e a permissão do zoneamento da nossa cidade em dividir o lote mínimo em até 125 m².


O desmembramento de imóvel em Cotia trata-se de uma solução que veio para facilitar o trabalho de famílias, construtoras e incorporadoras. Entre suas funções estão o direito que a Prefeitura de Cotia concede ao proprietário de terreno ou imóvel, para que ele divida sua propriedade em duas ou mais frações, além de ser uma forma de otimizar o espaço dos terrenos e realizar a obra da maneira mais conveniente.


Contudo, a tarefa não é tão simples quanto parece, visto que o procedimento apresenta algumas burocracias. Por isso a criação desta publicação, visando auxiliar as pessoas.


Seguindo esse passo a passo, você entenderá todas as etapas:


O proprietário do imóvel, precisa verificar junto à Prefeitura o tamanho mínimo do lote na região que pode ser objeto de desmembramento.


Caso você queira saber se o seu imóvel é possível fazer um desmembramento, entre em contato com nossa equipe no contato (11) 99906 3513 | (11) 4612 1398 ou encaminhe um e-mail para contato@arklaus.com. Em menos de 24 horas descobrimos a possibilidade e retornamos com a resposta.


Havendo a possibilidade prepare os documentos:

Cópia do carnê de IPTU (página com informações do imóvel e proprietário);

Indicação de número oficial, fornecido pela Prefeitura Municipal de Cotia;

Cópia de Matrícula do imóvel atualizada (com validade máxima de 90 dias);

Cópia do título de Propriedade (Escritura de compra e venda, (Contrato Reg. em cartório, Matrícula do Cart. Reg. Imo -Val. 90 dias, etc);

Cópia de RG e CPF/CNPJ;

Cópia do comprovante de recolhimento de ISSQN do profissional;

Cópia do pagamento da anuidade do CAU/CREA;

Memorial descritivo com situação atual e situação pretendida do lote;

Procuração com firma reconhecida do proprietário ou autor do projeto para protocolização, acompanhamento e retirada de projeto ou alvará;

Projeto em arquivo eletrônico de AutoCad (dwg) versão 2007 para projetos acima de 1000,00 m² (em mídia cd);

2 Cópias de ART/RRT com Comprovante de Pagamento (agendamento de pagto não é válido);

Levantamento Planialtimétrico em escala compatível com o projeto (1:1000, 1:500, 1:250, 1:100).

Lembrando que embora semelhante, a documentação exigida entre projeto de aprovação e desmembramento possui algumas diferenças, que não explicaremos nessa publicação.




Conclusão, para que o Registro de Imóveis e Anexos de Cotia-SP, permita a criação ou atualização da sua matrícula, sempre um alvará emitido pela Prefeitura de Cotia deve ser emitido. Conseguir esse alvará não é fácil, mas com essa documentação explicada nesta publicação e conhecimentos estratégicos na elaboração do projeto, e no preenchimento dos documentos (deve ser considerado alguns ensinamentos). Quer saber como conseguir a sua aprovação no menor tempo possível? Não deixe de entrar em contato com nossa equipe especializada em desmembramento e aprovação de imóvel em Cotia.


contato@arklaus.com

(11) 99906 3513

(11) 4612 1398







94 visualizações0 comentário
bottom of page