top of page

Amsterdam · o mistério das fachadas

Atualizado: 25 de abr. de 2022


Quem é arquiteto atento ou quem gosta de obras arquitetônicas e possui um olhar realmente analítico, já deve ter se perguntado, porque as fachadas de Amsterdam são inclinadas e possuem uma roldana?

a inclinação frontal será que é efeito da minha câmera? acompanhe o texto e descubra


Ao desembarcar na Estação Amsterdam Centraal como de costume preparei a minha câmera fotográfica, abri o mapa de Amsterdam e fui explorar o desconhecido..

  • Quando observei o padrão das edificações, fiquei perplexo pelo grau de inclinação das fachadas para frente e para os lados. "

  • " Geralmente prédios estreitos e altos colados uns nos outros podem ser vistos na orla da cidade de Santos, mas essas fachadas holandesas tinham diversas peculiaridades. "

Após quatro dias conhecendo a cidade, conversando com moradores locais, estudando e refletindo as informações recebidas, contextualizei:

" OS ARQUITETOS HOLANDESES SÃO PRÁTICOS, EFICIENTES E MUITO COMPETENTES. "


POR QUÊ? A GENTE QUER SABER

Devido ao encharcamento e a instabilidade do solo, quase na sua totalidade as construções da cidade eram feitas utilizando pilares de madeira que serviam como estacas para estabilização da estrutura. Por ser um trabalho muito difícil, era normal que o serviço nem sempre ficasse bem feito, por consequência a grande maioria das casas eventualmente se moviam para um lado ou outro, apoiando-se na casa do vizinho.

Por ser um problema tão comum os moradores explicaram que o governo assumiu a responsabilidade das fundações nos anos 90 e até hoje veem a substituir as estacas de madeira por estacas de concreto, para maior resistência e segurança.



nessa foto podemos observar uma inclinação lateral


E AS ROLDANAS? ESQUECEU


Por ser uma cidade de canais, abaixo do nível do mar, vocês devem estar se perguntando as casas alagam? Hoje dificilmente devido aos tecnológicos diques, todavia no passado sim, por conta disso os objetos de maior valor eram normalmente colocados nos pisos superiores. Todavia por serem casas altas (três andares) e em contrapartida as escadas muito pequenas, os móveis não conseguiam subir gerando um grande problema. A solução então foi içar tudo através de roldanas instaladas no topo das construções e colocarem janelas largas para que os mesmos móveis, entre outras coisas passassem.


Normalmente as pessoas pensam que os prédios com ganchos e roldanas para içar objetos tenham inclinado para a frente devido ao peso, mas a verdade é que estes prédios foram propositalmente construídos com essa inclinação, uma ideia simples para não deixar que os móveis batessem nas vidraças das casas.


Só não confundam com as inclinações laterais essas não são propositais são problemas construtivos mesmo.




1.186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page